sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

EVITAR A GRAVIDEZ OU DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - O QUE RESULTA?


Existem vários métodos contraceptivos que se encontram disponíveis, mas a sua escolha varia consoante as características e necessidades de cada pessoa.
O ideal é consultares o teu médico/a e ele/a saberá indicar-te qual o método contraceptivo que deves usar. De qualquer forma, podemos deixar-te aqui as hipóteses que estão disponíveis.

Existem vários métodos, uns mais eficazes que outros, mas nenhum é 100% seguro. A única forma de não engravidares ou contraíres uma infecção de transmissão sexual é, não tendo relações sexuais.

Os métodos menos eficazes são o “Método do ritmo ou do calendário”, onde se restringe as relações sexuais só nos dias antes, durante e depois da menstruação, o “Método da temperatura”, que consiste em determinar a data provável da ovulação através da avaliação diária da temperatura basal rectal e o “Coito interrompido”, que consiste no acto do homem retirar o pénis da vagina da mulher durante o acto sexual, antes da ejaculação.
Qualquer um destes métodos, para além de ser pouco eficaz para evitar uma gravidez indesejada, também não confere qualquer protecção contra as infecções de transmissão sexual - (SIDA, HIV, Hepatite, Sífilis, Gonorreia, Tricomonas, etc) .

Um método eficaz para evitar a gravidez é o uso do Preservativo. Este contraceptivo é um protector de latex muito fina que tem de ser desenrolado no pénis quando este está erecto, tem um reservatório onde após a ejaculação os espermatozóides ficam depositados. Não nos podemos esquecer que este método é bastante eficaz, mas só se o preservativo estiver em boas condições e se for utilizado correctamente.
Este método oferece ainda quase total protecção contra infecções de transmissão sexual. Dizemos quase, pois se não estiver em boas condições ou for utilizado de forma incorrecta pode deixar de conferir protecção para ti ou para o teu parceiro.
Deves utilizar sempre o preservativo mesmo que utilizes outro método contraceptivo como a pílula, adesivo, anel vaginal ou implante subcutâneo.

A contracepção hormonal é um dos métodos mais eficaz e cómodo de usar. Durante a sua utilização, os folículos do ovário não se desenvolvem, não havendo uma ovulação, não sendo assim possível engravidar.
Actualmente este é o método mais utilizado pelas mulheres, apesar de ainda existirem muitos mitos e crenças (geralmente falsas) de que pode ser prejudicial para a saúde da mulher.
Na verdade, a pílula oferece à mulher outros benefícios para a saúde, para além da contracepção, regula o período, quantidade e dor menstrual, ajuda na melhoria da doença benigna da mama, reduz o risco de cancro no útero e no ovário e protege contra a osteoporose.
Se decidires optar por este método contraceptivo deves aconselhar-te com o/a teu/tua médico/a, só ele/a saberá avaliar que pílula é indicada para ti, pois existem muitas marcas disponíveis no mercado (Pílulas sem estrogénios; Pílulas combinadas).

O Adesivo para contracepção actua como uma pílula combinada, em que as hormonas são absorvidas pela pele, sendo a sua eficácia semelhante à da pílula. Requer alguns cuidados específicos relativamente à higiene da pele.

O Anel vaginal, é um contraceptivo fino, discreto, muito eficaz no controlo da gravidez. Este anel é aplicado apenas uma vez em cada ciclo, de modo fácil e simples na zona mais posterior e menos sensível da vagina, o que impede a sua expulsão e que seja notado durante as relações sexuais.

Os avanços da medicina ao nível dos métodos contraceptivos, levaram-nos a um novo método de contracepção hormonal. O Implante contraceptivo é a forma contraceptiva ideal para quem procura uma solução hormonal simples, de longo prazo (3 anos), sem estrogénios.
O processo de inserção do implante dura cerca de 1 minuto e tem de ser efectuada por um médico especializado.

Agora que já sabes quais os contraceptivos disponíveis, procura aconselhamento relativamente ao contraceptivo ideal para as tuas necessidades.

Podes aconselhar-te:

- Com o/a teu/tua médico/a de família
- Ir a uma consulta de planeamento familiar do Centro de Saúde da tua área de residência
- Ir ao Gabinete de apoio à sexualidade juvenil de uma delegação do IPJ (Instituto Português da Juventude) - Sexualidade em linha: 0800 22 2002

Através destas consultas poderás ainda ter acesso gratuito ao método contraceptivo prescrito pelo/a médico/a, bem como a preservativos.

Não percas tempo e toma uma atitude positiva!!!!