sexta-feira, 28 de março de 2008

relações impossíveis...

Anónimo disse...
Olá, tenho 16 anos e estou apaixonada por um rapaz de 27 anos!Eu gosto muito dele mas sei que ele nunca vai olhar para mim e inda por cima é comprometido!Não sei que fazer, gosto muito dele. Ajudem-me por favor!



Quem nunca gostou duma professora? Olhou de uma maneira especial para um amigo do irmão mais velho? Pensou que estaria totalmente apaixonado e que nunca conseguiria viver sem aquele ídolo que aparece todos os dias na televisão?

Desde muito cedo que procuramos ter com os outros relações privilegiadas. Gostamos de nos sentir especiais para alguém e que, principalmente, essa pessoa sinta que somos especiais para ela. Na adolescência estes sentimentos, principalmente os amorosos, aparecem muitas vezes e estamos quase permanentemente a sonhar com as nossas possíveis relações e experiências afectivas.


Acontece, e acontece muito facilmente quando somos adolescentes, é que muitos desses amores, paixões, afectos ou amizades, são impossíveis e na realidade apaixonamo-nos por uma imagem criada por nós próprios à volta duma pessoa na qual projectamos o nosso desejo. É como que ela fosse feita exactamente à nossa medida e gosto… e, claro, assim é difícil não nos apaixonar.
A adolescência é um período difícil que nos confronta com um número enorme de dificuldades. Esta é uma delas… Não é fácil estar apaixonado!


Mas como quase tudo de mau pode ter algo de bom também se pode tirar partido destes sentimentos. É através da imaginação e da fantasia que podemos conhecer um pouco daquilo que desejamos, perceber como gostamos de nos sentir numa relação afectiva, saber aquilo que não gostamos e não toleramos e principalmente reconhecer os nossos sentimentos. Acima de tudo, imaginar permite-nos crescer…

sexta-feira, 14 de março de 2008

“Oferecida”?! Machismo?! Ou, na volta, inveja?!


Patrícia disse…
Xamam m de p#!*@ porque ando sempre com rapazes komo devo resolver isto??



Olá Patrícia! Tudo bem?

Vamos tentar ser objectivos e claros contigo!

Tens duas hipóteses:

1)Assumes que realmente a tua proximidade com os rapazes é excessiva e comprometedora; não suportas as críticas e gozos por andares muito com pessoas do outro sexo: neste caso terás que marcar distância em relação aos rapazes e definir fronteiras que eles não possam ultrapassar. Resumindo, passas a “dar menos confiança aos rapazes!”

2)Achas que andares muito com rapazes é saudável. Neste caso terás que usar a arma do desprezo e reagir com indiferença às críticas. Não deves, no entanto, deixar que te desrespeitem, ao ponto de te chamarem p…Admitimos que não é tarefa fácil, suportar estes insultos, ainda por cima, sendo a adolescência, uma fase em que construímos a nossa identidade e queremos ser aceites e reconhecidos pelos outros.

A Nossa Opinião …

Achamos que, desde que haja respeito, não existe qualquer problema em te relacionares com pessoas do sexo oposto.


Comentário…

A mentalidade machista, infelizmente, ainda é uma marca da(s) nossa(s) cultura(s). As gerações mais novas devem ter um papel activo na alteração dessa mentalidade. O machismo é um fruto (já podre) da ignorância, que deve ser combatido com argumentos racionais e sobretudo com novas atitudes: a mulher não deve ser tratada nem com inferioridade, nem com cavalheirismos patéticos, “passe, passe! primeiro as senhoras…”(se bem que…até sabe bem e é engraçado).


Sugestão…

Quando algum rapaz te chatear por andares sempre rodeada deles. Faz-lhe a seguinte pergunta:
Não gostavas de andar rodeado de raparigas?
Ele responderá provavelmente:
“Sim, claro chavala! Qual é a tua!?” ou “Eu já ando rodeado delas pah! Queres falar do quê!?”
Aí poderás esclarecê-lo que, de acordo com a sua maneira de pensar, ele não será uma p…(porque é uma palavra uma beca fatela) mas sem duvida que é um “oferecido”.
No caso de ser uma rapariga a ter um comentário infantil em relação a esse aspecto, o melhor que tens a fazer é ignorar, pois a competição e inveja, não devem ter resposta.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quais são os efeitos do tabaco?


anónimo perguntou... Qual é o efeito do cigarro?

Hoje em dia, muitas pessoas fumam. Mas na verdade poucas pensam no efeito do tabaco.

Quando se fuma um cigarro o seu efeito não é apenas físico. Aliás, a principal razão pela qual se começa a fumar é o seu efeito social, psicológico. Fumar, é visto culturalmente como um acto de afirmação, um símbolo de descontracção, sociabilidade, etc. Normalmente as pessoas começam a fumar dentro de um grupo de fumadores. Assim, fumar tem uma grande carga social. Muitas vezes, pensas que ao fumares junto dos teus amigos, vais ser melhor aceite por eles. No entanto não fumar é também uma forma de afirmação pessoal. Pois, ao não aderires ao que um grupo faz, mostra que és capaz de pensar por ti próprio e avaliares o risco que corres ao adoptar um comportamento.

Ao fumar um cigarro milhares de substâncias são produzidas e transportadas para os pulmões. Quando aí chegam vão ter efeito não só nos pulmões como no restante corpo, pois passam para a corrente sanguínea.

Algumas dessas substâncias são: nicotina, amoníaco, ácidos, monóxido de carbono, alcatrão e outros agentes que provocam o cancro. Podem provocar problemas respiratórios, tosse, diminuição do oxigénio no sangue.

Normalmente, as pessoas dizem que fumar acalma. É um erro! Isso diz-se porque, os fumadores quando não fumam, ficam muito ansiosos, e só depois de fumarem é que se sentem menos agitados. Quando isso acontece pode-se dizer que a pessoa está dependente. .
No entanto, o tabaco é um excitante. Fumar um cigarro faz com que o coração bata mais depressa, se respire mais vezes, e a tensão arterial aumente.

Assim, fumar traz consigo consequências para o corpo. Como tu sabes, fumar mata. Fumar vicia. Fumar chupa-te o dinheiro todo. Ao longo de anos a fumar, o teu corpo modifica-se e os teus órgãos, como por exemplo os pulmões, começam a degradar-se. Lembra-te sempre que a vida é para ser gozada. Pensa, se é a fumar que a podes aproveitar melhor.