terça-feira, 30 de setembro de 2008

ajuda...



Porque só nos acodem quando fazemos as porcarias?Porque não nos ligam quando tentamos evitá-las e gritamos por socorro?Porquê? Gostava que respondessem!

Durante toda a nossa vida somos confrontados com uma série de sentimentos e atitudes contraditórias; fazemos coisas que conscientemente sabemos que não devemos, mas fazemo-las na mesma…

E quando nos dizem que não as podemos fazer, achamos que só nos querem é proibir… não nos deixam viver as nossas vida…não nos deixam crescer…
Normalmente é este o pensamento que nos vêm à cabeça, mas podemos reflectir no porquê de nos imporem regras. Esta é forma mais habitual de nos “ajudarem”, por vezes incompreendida.
Claro que existem situações, que as pessoas à nossa volta não se apercebem, por vezes cabe-nos a nós também saber pedir ajuda, quando precisamos dela.
Isto implica, que temos de pôr o nosso orgulho de lado e não ter vergonha de pedir ajuda…

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

amizade...

...Dinha disse...
«...O qué é a amizade?O que é um amigo?Qual o limite da amizade?O que são amigos verdadeiros?...»


Pois bem, a palavra amizade tem inúmeros significados. Se procurarmos o que quer dizer num dicionário normal de português, eis o que nos aparece: «afeição; amor; boas relações; laço cordial entre duas ou mais entidades; dedicação; benevolência».


Já à palavra amigo encontram-se associados os adjectivos: favorável; partidário; aliado; afeiçoado; que tem amizade e o substantivo “o que quer bem”.

Ora para quê tanta palavra fina… qualquer pessoa nos sabe dizer o significado destas duas simples palavras: amizade e amigo. Mas será que toda a gente sabe e sente o significado verdadeiro da palavra amizade ou alguém se considera o mais puro dos amigos?

Durante toda a nossa vida vão entrar e sair pessoas, umas deixam marcas positivas, outras nem por isso, já cantava Mariza “… Há gente que fica na história da gente e outras de quem o nome lembramos a ouvir…”.

No entanto, algumas pessoas com sorte têm as mesmas pessoas a partilhar momentos de alegria e tristeza, será que se pode dizer que têm amigos verdadeiros? Ou seja quando pensam em momentos felizes ou tristes lembram-se das caras que as acompanharam durante a vivência desses momentos. A partilha de alguns momentos é o suficiente para uma amizade durar a vida inteira?

Pode-se dizer que é durante a adolescência que fazem as amizades duradoiras, talvez, não existe nenhuma regra que nos diga quando é que fazemos amigos e se essas amizades vão durar ou não.
É durante a adolescência que mais procuramos quem nos entenda, e quem melhor que as pessoas da nossa idade que nos rodeiam, que passam pelas mesmas incertezas, dúvidas, questões… Se vão ser nossos amigos e se essa amizade vai durar, só o tempo e a vida é que podem dar resposta. No entanto, não é motivo para desanimar se eles não correspondem às nossas expectativas, pois para ter amigos é também preciso saber ser amigo do amigo, ouvir o que ele tem para dizer mesmo que não concordemos. Numa amizade verdadeira para se receber também tem que se dar, e não houver “investimento” de ambas as partes a amizade perde-se no tempo da vida…