sexta-feira, 31 de outubro de 2008

agressão sexual



A Carina (nome inventado por nós) foi abusada sexualmente por um familiar. Ficou muito tempo a pensar no que tinha acontecido e, como sente que só ela pode dar o primeiro passo para receber ajuda, decidiu que estava na altura de confiar em alguém que estivesse preparado para a ajudar numa situação destas. Decidiu então contar o que tinha acontecido. O que pensas da decisão tomada pela Carina? O que achas que poderá acontecer a seguir?

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Serei Hipocondriaco???


Olá! Parece-me que a melhor forma de responder à tua questão é tentando explicar aqui o que é a Hipocondria!



Há hipocondria quando uma pessoa acredita mesmo que tem uma doença grave e não existe qualquer motivo para que ela pense assim. Na hipocondria as pessoas também costumam ter medo da morte, mesmo quando não existem motivos para o ter, e dão muita importância a sintomas físicos que muitas vezes não têm valor. Mesmo quando vão ao médico as pessoas com hipocondria não acreditam quando os médicos lhes dizem que está tudo bem. Além disto, a hipocondria leva a pessoa a estar muito atenta ao seu corpo, sempre à procura de alguma coisa que confirme que está mesmo doente.
Por vezes a pessoa até tem alguns sintomas, por exemplo: quando alguém que tem hipocondria tem uma dor de cabeça normal pensa logo que tem uma doença grave, por outro lado uma pessoa sem hipocondria não dá importância a essa dor de cabeça, toma qualquer coisa e espera que passe. Para além disto, às vezes estas pessoas avaliam os sinais normais do corpo, como barulhos provocados pelo funcionamento normal do corpo (por exemplo aqueles barulhos esquesitos que às vezes "saem" da barriga) como sintomas de uma doença grave ("devo estar com uma grande apendicite!" .


Através do blog é a melhor explicação que te podemos dar, mas caso te identifiques mesmo com estes sintomas podes contactar-nos para que te possamos ajudar a encontrar um aconselhamento melhor!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Há uma dúvida, queres ajudar?


Esta semana temos uma novidade para vocês... A novidade é que tu é que vais ajudar a tirar algumas dúvidas!

O Fábio (nome originalmente inventado por nós) namora com a Cátia. Quando ouvia falar de jovens que engravidavam muito cedo, dizia sempre: " isso nunca vai acontecer comigo e contigo amorzinho". Há um mês tiveram a primeira noite juntos, tiveram relações sexuais... Foi tudo novo, sem estarem à espera, tanta vontade e descontrolo que... a Cátia está... grávida!


O que achas do que aconteceu? O que é que o Fábio e a Cátia poderiam ter feito para evitar este acontecimento? E agora o que devem ou podem fazer? Responde aqui em baixo, comenta! Não custa nada e quem sabe ajudas o Fábio e a Cátia e outros jovens a resolver esta situação!