sexta-feira, 28 de novembro de 2008

magoar quem gostamos...

Apenas eu e o meu mundo disse...
O que fazemos quando gostamos muito duma pessoa (dum amigo) e o magoamos mesmo não sendo essa a intenção?!Acho que levo a vida a fazer asneiras e quando dou por mim perco as pessoas que mais amo!BEijos


Quando gostamos muito de uma pessoa, por exemplo um amigo ou amiga nosso/a, partilhamos muitas coisas juntos, segredos, confissões, dias bem passados e às vezes até maus momentos. Quando gostamos muito de alguém passamos mais tempo com essa pessoa: trocamos mais opiniões e tentamos corresponder sempre ao outro lado. O problema é que às vezes isso é complicado. Mesmo se forem muito amigas, duas pessoas não sentem 100 % a mesma coisa no mesmo momento e é natural que haja desentendimentos, zangas, coisas que se dizem que podem magoar ou coisas que se fazem que podem estragar a amizade.

Talvez a melhor forma de dizermos e fazermos coisas que não magoem os outros é tentarmos pensar uns segundos antes de agir ou falar, usar uma linguagem que seja clara e honesta, sem medo de mostrar a nossa verdadeira opinião. Mesmo que no momento a pessoa fique chateada com o que dissemos, a reacção não será tão negativa como se, por exemplo, tivéssemos dito meias verdades, ou tivéssemos armado muito estrilho, ou se o amigo ou amiga viesse a saber por outra pessoa!

Muitas das asneiras que fazemos acontecem também porque não pensámos antes que poderíamos estar a magoar o outro. Nesse caso, o que se pode fazer é saber pedir desculpa, assumir os erros e tentar recuperar a confiança de quem mais amamos para que o outro perceba que a nossa verdadeira intenção é não perde-lo, mas sim demonstrar que nos estamos a esforçar para continuar a boa relação que tínhamos antes.