
Sabes o que aconteceu nesta história? A formação de um boato! Por vezes podemos retirar e perceber informação errada a partir de uma situação que não é verdadeira e depois esta é contada a outras pessoas. Vai-se espalhando por toda a gente até estar formado o Boato!
Quais as consequências? Nesta caso foi o fim do namoro da Verónica e do Pedro, sem que esta tenha feito nada, mas não foi só isso, os amigos passaram a olhá-la de lado, os outros rapazes gozaram com ela e durante muito tempo ela não quis ir à escola para não ter que enfrentar esta situação.
Como evitar os boatos? Primeiro que tudo, não tirar conclusões precipitadas antes de ter a certeza do que vimos ou ouvimos, e mesmo assim ver bem se vale a pena espalhar coisas sobre os outros que não nos dizem respeito. Depois há que tentar compreender a situação e não julgá-la.
Como terminar um boato? Há que procurar saber o que realmente aconteceu, porque aconteceu e como aconteceu, sem continuar a tirar conclusões a partir de coisas que nos disseram ou que pensamos, depois disso é só voltar a falar a versão verdadeira.
1 comentário:
Outro exemplo de um boato é o tão falado "Gang da boca de palhaço". Nunca se viu, mas todos falam dele. Pessoal, crimes existem e vão continuar a existir, mas não entremos em pânico!Essa mensagem já circula pelos telemóveis pelo menos há 3 anos, que foi quando eu a recebi. Foi passando de boca em boca, cada um ia acrescentando alguma coisa e no final temos um boato que corre por muitas pessoas, com vários pormenores inventados.
Enviar um comentário