segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A sexualidade e os pais

tive sexo k 1 pessoa mas tho medo k os meus pais descubram... k devo eu fazer??? esconder o k fix ou contar lhes tudo???
Anónimo

A sexualidade e o início da vida sexual é uma das questões centrais da adolescência, e as dúvidas que aqui surgem já todas as tivemos ou viremos a ter, um dia.

Os pais, em geral, querem o melhor para nós, querem proteger-nos de tudo o que, segundo eles, são perigos e podem vir a prejudicar a nossa vida. A sexualidade é uma dessas coisas. Porquê?

Porque a outra pessoa pode ser a "errada", pode fazer-nos sofrer. Por causa das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada. Mas, acima de tudo, porque o início da sexualidade pode representar, também, o fim da vida de criança, de uma inocência que os pais gostariam de prolongar mais tempo. Querem manter o seu menino ou a sua menina junto de si. Por isso, muitos de nós escolhem não contar aos pais quando iniciam a sua vida sexual. Receiam a sua reacção.

Mais uma vez, nestas questões, o que é importante é sermos responsáveis. Se queremos ganhar mais privilégios, como sair à noite, ter relações sexuais com o/a namorado/a ou gerir o próprio dinheiro, há que assumir também as responsabilidades que essas coisas representam. Neste caso, implica que tenhamos em atenção aquilo que preocupa os pais. Ou seja, termos a certeza de que a pessoa escolhida é uma pessoal especial para nós, que decidimos estar com ela porque é mesmo o que queremos e que não nos vamos arrepender do que fizemos. Não vale o famoso "fiz por ele/a e afinal ele/a não gostava de mim". Não o faças por ele/a, mas por ti. Independentemente do resto!

Segundo ponto, a segurança. Usar o preservativo é essencial, não importa o quanto confies no outro. Ele pode ser fiel e parecer saudável, mas quem conhece o ex-namorado da ex-namorada dele? Na adolescência, é quando estamos mais vulneráveis a apanhar doenças sexualmente transmissíveis. E, também, surgir a famosa gravidez que não estávamos à espera. Independentemente de se contar ou não aos pais, é importante consultar um médico. As consultas de planeamento familiar, nos Centros de Saúde, são gratuitas e confidenciais. Podemos lá ir sem medo que os pais descubram. E aprender que podemos ter uma vida sexual segura e, por isso, mais leve.

Quanto aos pais? Essa decisão só a nós cabe, mas se formos responsáveis nas nossas escolhas, os pais vão percebê-lo e respeitar-nos por isso.

Sem comentários: