quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Entender os Nossos Pais


Sinefa disse...

“Porque é que alguns dos pais não dão liberdade aos filhos?Não admira que depois não lhes contem nada!São uns ganda chatos e não nos compreendem...só complicam e nos atrafulham ainda mais.”


Em qualquer altura da nossa vida, é-nos difícil entender os nossos pais e o porquê de algumas das suas decisões. Mas na adolescência, é quando essa dificuldade é mais sentida, porque eles impõem regras e não nos deixam fazer algumas coisas; e então também não os deixamos fazer parte da nossa vida.
Mas se calhar essa não é a melhor solução… pois se fechamos as portas aos nossos pais, eles mais que qualquer outra pessoa são quem nos ajudam a levantar, quando caímos.
E se eles tomam algumas decisões que nos chateiam, temos de ter em conta, que eles estão a fazer o que acham que é melhor para nós.
Uma das coisas que podemos fazer para que os nossos pais nos dêem liberdade, é mostrar-lhes que somos dignos dessa confiança e merecedores dessa liberdade, para que eles nos comecem a ver como adultos.
Claro, que não é fácil e leva tempo, a encontrar o equilíbrio na relação entre pais e filhos, e por vezes este não acontece nalgumas famílias, pois implica “dar e receber” de ambas as partes – família e adolescente.

Sem comentários: