sexta-feira, 27 de junho de 2008

mentiras e verdades sobre as drogas



Muitos de vocês têm tido várias dúvidas em relação às drogas... Hoje gostaríamos de tentar perceber juntamente convosco algumas verdades e mentiras sobre a droga. Será que acertas todas as respostas ou também tinhas dúvidas?

O Álcool não é uma Droga
Falso
. O álcool, apesar de legal, é uma droga, pois provoca alterações da maneira como vês a realidade, dos movimentos, dos reflexos, da capacidade de avaliar as situações, e pode provocar dependência física e psicológica.
Fumar Tabaco faz mais mal do que fumar Haxixe.
Falso. De um modo geral fuma-se haxixe misturado com tabaco, pelo que aos efeitos da nicotina (substância presente no tabaco) acrescenta-se os efeitos das diferentes substâncias presentes no haxixe, como a goma-arábica e outras, que também têm efeitos negativos a nível dos pulmões.

O Haxixe dá sempre sensação de bem-estar.
Falso. Muitas vezes pode ocorrer ansiedade, ataques de pânico e paranóia.

Com o Haxixe não se corre o risco de ficar dependente (viciado).
Falso
. Embora o haxixe não provoque dependência física, ele pode conduzir à dependência psicológica (uma necessidade de consumo compulsivo, de pensar e querer consumir muitas vezes).

Quando não se injecta Heroína, o risco de ficar dependente é menor.
Falso. A dependência ocorre qualquer que seja o modo de consumo da heroína.

As pastilhas (Ecstasy) não fazem mal porque não causam dependência física.
Falso
. Embora as pastilhas (ecsatsy) não provoquem dependência física, elas podem conduzir à dependência psicológica (uma necessidade do tal consumo compulsivo).

Todas as pastilhas são Ecstasy (MDMA).
Falso. Um dos grandes problemas de consumir pastilhas deve ao facto de não se saber que substâncias contêm. As análises realizadas em laboratórios mostram que a maioria das pastilhas não contém MDMA (ecstasy) mas sim outras substâncias cujos efeitos podem ser inesperados e difíceis de controlar.

Desde que não se abuse não há problema em beber álcool e tomar pastilhas.
Falso.
A mistura de álcool e pastilhas pode ser bastante prejudicial para a saúde. Ao consumir ambas as substâncias aumenta o risco de desidratação, e de problemas cardíacos, podendo levar à morte.

A cocaína aumenta a performance intelectual (aumenta a memória, raciocínio mais rápido por exemplo).
Falso. A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central que permite realizar actividades a um ritmo acelerado, muitas vezes confundido com um aumento de rendimento e de capacidades intelectuais. Com o consumo continuado conduz a problemas de saúde mental como paranóias e mesmo psicoses.

Tomar drogas provoca a Sida.
Falso. Não é o consumo em si que provoca doenças como a sida e as hepatites, mas sim comportamentos associados aos consumos, como por exemplo a partilha de seringas, algodões, tubos ou qualquer material utilizado para o consumo, as relações sexuais desprotegidas e os contactos com sangue contaminado.

Podes encontrar estas e outras informações acerca das Drogas no site do IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) – www.idt.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

ridiclo vcs cade as verdades sobre as drogaa ?

Anónimo disse...

esta muito informativo