sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Há uma dúvida, queres ajudar?


Esta semana temos uma novidade para vocês... A novidade é que tu é que vais ajudar a tirar algumas dúvidas!

O Fábio (nome originalmente inventado por nós) namora com a Cátia. Quando ouvia falar de jovens que engravidavam muito cedo, dizia sempre: " isso nunca vai acontecer comigo e contigo amorzinho". Há um mês tiveram a primeira noite juntos, tiveram relações sexuais... Foi tudo novo, sem estarem à espera, tanta vontade e descontrolo que... a Cátia está... grávida!


O que achas do que aconteceu? O que é que o Fábio e a Cátia poderiam ter feito para evitar este acontecimento? E agora o que devem ou podem fazer? Responde aqui em baixo, comenta! Não custa nada e quem sabe ajudas o Fábio e a Cátia e outros jovens a resolver esta situação!

6 comentários:

Anónimo disse...

usar preservativo

Anónimo disse...

deviam ter usado preservativo para que a cena não se dar e agora têm algumas ipóteses, assumam o filho, ou aborta ou quando nascer mandar adoptar sem que ninguém saiba!
é isto k tenho para dizer!

Esclarecida/o? disse...

O amor e os momentos quentes muitas vezes acontecem sem avisar! É por isso que é preciso estar preparado/a. Não custa nada ter sempre um (ou dois) preservativos contigo.
Se acontecer uma gravidez sem estares à espera, procura uma pessoa adulta em quem confies (um familiar ou pessoa amiga mais velha) - essa pessoa pode orientar-te e ajudar-te a tomar a decisão que aches mais certa.

Anónimo disse...

Provavelmente o Fábio e a Cátia não se informaram o suficiente para a concretização da sua primeira relação sexual. Assim sendo, poderiam ter ido a uma consulta de planeamento familiar (no centro de saúde da sua freguesia). Esta consulta é gratuita e permite assegurar que os utentes tenham acesso a informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuam para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. A prática do planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programem a gravidez e o parto nas condições mais adequadas.
A consulta de planeamento familiar te como objectivos:
• Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade;
• Informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva;
• Reduzir a incidência das infecções de transmissão sexual as suas consequências, nomeadamente a infertilidade;
• Reduzir a mortalidade e a morbilidade materna, perinatal e infantil;
• Permitir ao casal decidir quantos filhos quer, se os quer e quando os quer, ou seja, planear a sua família;
• Preparar e promover uma maternidade e paternidade responsável;
• Melhorar a saúde e o bem-estar da família e da pessoa em causa.
Com a consulta de planeamento familiar pretende-se:
• Avaliar o estado de saúde da mulher ou do casal, estimando-se, se necessário, a eventual existência de riscos ou doenças para a mãe ou para o futuro bebé;
• Esclarecer dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo como funciona em relação à sexualidade e à reprodução, tendo em conta a idade da mulher;
• Dar informação completa, isenta e com fundamento científico sobre os métodos contraceptivos. O contraceptivo escolhido é fornecido gratuitamente nos serviços públicos;
• Dar informação e acompanhamento tendo em vista uma futura gravidez (fertilidade e infertilidade);
• Fazer o rastreio do cancro ginecológico e das doenças de transmissão sexual;
• Informar, ajudar a prevenir, a diagnosticar ou a tratar as infecções de transmissão sexual como a hepatite B, a sífilis, o herpes genital e a sida.

Anónimo disse...

o preservativo é o método mais seguro, e eles foram irresponsáveis por não o ter usado, pois são grátis nos centros de saúde .
o melhor que tem a fazer agora é tomarem a decisão se querem ou não ter o bebe e contarem aos seus pais.

Anónimo disse...

o preservativo é o método mais seguro, e eles foram irresponsáveis por não o ter usado, pois são grátis nos centros de saúde .
o melhor que tem a fazer agora é tomarem a decisão se querem ou não ter o bebe e contarem aos seus pais.