sexta-feira, 15 de maio de 2009

deixar de fumar...

Anónimo disse...
tenho 16 anos, sou uma rapariga e este mes para ca tenho fumado todos os dias e agora parei uns 2 dias e sinto-me como se o mundo nao fizesse sentido .



Olá, quando se deixa de fumar tabaco ou por exemplo algumas drogas leves a que estavas habituada/o fumar ultimamente, pode acontecer que venhas a ter um conjunto de sintomas, isto é, um conjunto de coisas que sentes alteradas no teu corpo e também a nível psicológico. Esse conjunto de sintomas tem um nome assim algo complicado que é a síndrome de abstinência que por vezes é mais utilizado por uma expressão que já deves ter ouvido "estar a ressacar".
Outras pessoas que também passaram por isso costumam dizer que se sentem ansiosas, com tonturas, dores de cabeça, dificuldade em concentrarem-se pois pensam várias vezes no consumo ou têm um aumento ou diminuição do apetite. Podem passar também por períodos de irritação em que têm pouca tolerância com os outros e além disso, como se pode perceber em relação ao teu caso específico: algum desânimo, tristeza, cansaço, algum pessimismo e dificuldade em encontrar sentido para o mundo que nos rodeia. Estes sintomas podem atingir o máximo de intensidade após 3 ou 4 dias sem fumar, vão reduzindo com 1 semana e geralmente após um mês param. É claro que cada caso é um caso!

Um dos erros mais comuns das pessoas é pensarem que fumar acaba com a depressão e a ansiedade. Na verdade quem fuma tem uma falsa sensação de que isso o faz relaxar e sentir mais animado e confortável, por isso é que acaba por voltar a fumar. Vira-se o feitiço contra o feiticeiro ou seja é a dependência que começa a fazer-nos sentir diferentes.
Se não for com o tempo que te vais sentindo melhor e que o teu mundo vai tendo mais sentido, então há outras formas de ultrapassar esse desânimo: Conta por isso connosco e continua a colocar-nos as tuas dúvidas!

Sem comentários: