sexta-feira, 7 de agosto de 2009

orientação sexual


Anónimo disse “Como sei se sou heterossexual, homossexual ou bissexual?”

Responder a esta pergunta não é assim tão simples, ou por outras palavras não há só uma resposta para as perguntas que têm a ver com a orientação sexual. Muitas pessoas percebem logo os sentimentos que têm por outros rapazes ou outras raparigas logo desde muito cedo e não fazem a si próprios muitas questões sobre a sua orientação sexual. Mas por vezes, durante a adolescência, surgem muitas dúvidas, porque existe uma grande identificação dos rapazes uns com os outros e o mesmo se passa com as raparigas.


Os rapazes estão mais tempo juntos, têm mais amigos entre si, contam os seus problemas uns aos outros e admiram mais facilmente exemplos masculinos. Nas raparigas a mesma coisa, passam mais tempo entre si, por vezes até mostram mais o seu afecto em público de que os rapazes, confiam mais em melhores amigas.


È muito natural que possam existir experiências homo ou heterossexuais que durem algum tempo, e/ou fantasias homossexuais, isto é imaginar como seria estar com uma pessoa do mesmo sexo ou até experimentar para se perceber se foi bom ou não, se é esse um caminho a seguir ou se não passa apenas de uma procura de diferentes sensações.


A orientação sexual pode mudar ao longo da vida. No entanto, existem menos homossexuais a mudarem para heterossexuais, do que o contrário. Há quem compreenda o significado dos seus sentimentos, apenas quando tem os seus primeiros desejos sexuais ou relacionamento amoroso. Com um maior auto-conhecimento e maturidade, tudo fica um pouco mais claro e as respostas a estas dúvidas vão acabar por surgir-te.

Sem comentários: