sexta-feira, 28 de março de 2008

relações impossíveis...

Anónimo disse...
Olá, tenho 16 anos e estou apaixonada por um rapaz de 27 anos!Eu gosto muito dele mas sei que ele nunca vai olhar para mim e inda por cima é comprometido!Não sei que fazer, gosto muito dele. Ajudem-me por favor!



Quem nunca gostou duma professora? Olhou de uma maneira especial para um amigo do irmão mais velho? Pensou que estaria totalmente apaixonado e que nunca conseguiria viver sem aquele ídolo que aparece todos os dias na televisão?

Desde muito cedo que procuramos ter com os outros relações privilegiadas. Gostamos de nos sentir especiais para alguém e que, principalmente, essa pessoa sinta que somos especiais para ela. Na adolescência estes sentimentos, principalmente os amorosos, aparecem muitas vezes e estamos quase permanentemente a sonhar com as nossas possíveis relações e experiências afectivas.


Acontece, e acontece muito facilmente quando somos adolescentes, é que muitos desses amores, paixões, afectos ou amizades, são impossíveis e na realidade apaixonamo-nos por uma imagem criada por nós próprios à volta duma pessoa na qual projectamos o nosso desejo. É como que ela fosse feita exactamente à nossa medida e gosto… e, claro, assim é difícil não nos apaixonar.
A adolescência é um período difícil que nos confronta com um número enorme de dificuldades. Esta é uma delas… Não é fácil estar apaixonado!


Mas como quase tudo de mau pode ter algo de bom também se pode tirar partido destes sentimentos. É através da imaginação e da fantasia que podemos conhecer um pouco daquilo que desejamos, perceber como gostamos de nos sentir numa relação afectiva, saber aquilo que não gostamos e não toleramos e principalmente reconhecer os nossos sentimentos. Acima de tudo, imaginar permite-nos crescer…

Sem comentários: