sexta-feira, 6 de março de 2009

"Violência na Escola"




  • “…não aguento mais, não quero ir mais!”

Estas foram as palavras que o “João” gritou quando acordou do seu último sonho mau. O “João” tem 11 anos e os seus sonhos maus, pesadelos, começaram em Setembro quando entrou para o 5º ano e teve de mudar de escola.
Desde de que começaram as aulas o “João” percebeu que as coisas não iam ser fáceis. Foi logo na primeira semana de aulas que o “João” começou a ser agredido verbalmente pelos colegas, começaram a gozar com ele, puseram-lhe alcunhas que o humilham/envergonham, além disso o “João” também começou a ser roubado, roubam-lhe material escolar e o dinheiro que leva para o almoço, ficando muitas vezes o “João” sem comer o dia inteiro. Por causa disto o “João” não tem amigos, está sempre sozinho, porque anda sempre escondido na escola… e mesmo assim eles apanham-no. Este tipo de agressão tem um nome BULLYING.
O “João” já não gosta de ir para a escola, ele tem muito medo, e as coisas ainda por cima têm estado a piorar. Ontem eles perseguiram o “João”, ele não se conseguiu esconder, queriam o dinheiro dele novamente, ele tentou resistir e por causa disso acabou por levar alguns estalos. O “João” ainda disse que se iria queixar aos pais, mas eles ameaçaram dar-lhe uma surra a ele e à mãe se ele contasse.
O “João” está muito assustado, não sabe o que fazer nem a quem pedir ajuda. Na escola todos vêem mas todos parecem fingir que nada se passa, tem medo de contar à mãe pois tem medo daquilo que os outros lhe possam fazer.

O que achas que o João devia fazer? E se fosses o João o que achas que farias? E se fosses colega dele e visses aquilo que esta a sofrer o que fazias?
Dá-nos a tua opinião…vamos tentar ajudar o “João”….

1 comentário:

Anónimo disse...

se fosse o joao eu contava aos meus pais.e eles iriam ajudarme a reslver o problerma nem que fosse a mudar de escola.
se fose um colega fazia uma caixa ao concelho execotivo do problema que o meu colega estava a pasar.não sei o que podia fazer mais porque nunca passei por isso nem tenho nenhum amigo que tenha pasado por isso, mas se algum dai estisse perante uma situação dessas fazia todos os possiveis para ultrapassar isso ou ajudar um amigo a ultrapassa-lo.