quarta-feira, 10 de março de 2010

Violência na Escola: Contar ou Guardar?



"Jovem de 12 anos suicida-se, atirando-se da ponte em Mirandela. Colegas e familiares afirmam que o aluno era vítima de outros estudantes e etá já identificaram os agressores". (in Público)


Já deves ter ouvido recentemente esta notícia sobre um jovem de 12 anos, o Leandro, que se atirou ao Rio Tua, morrendo. Este jovem sofria de constantes provocações, ameaças e maus-tratos físicos e verbais por parte dos colegas da escola. Jovens mais velhos, com 14/15 anos perseguiam-no e batiam-lhe fazendo com que este, cada vez mais, sentisse medo e revolta.

Como este caso, há muitos outros jovens que passam por isto e muitos escondem, nem sequer contam aos pais, nem aos professores na escola, deixando que estes jovens agressores continuem a persegui-los sem terem qualquer castigo.


Porque achas que há jovens que escondem esta situação, sofrendo cada vez mais?


O que farias?


Se fosses o Leandro o que farias ou o que lhe dirias para o ajudar?


3 comentários:

Lucka♥ disse...

Bom eu axo que olharia so,eu tenho um colega que nao fala com nada nm com ninguem ele e mais novo do que eu,mais as pessoas gozam com ele indirectamente,ja estamos de ferias e ele passou o ano todo sem falr com ninguem sem ter nenhum amigo,como vocs podem explicar isso ?
bjoo

Psicologia de vida disse...

Aqui no Brasil não é diferente os jovens também sofrem com a violência nas escolas. Penso que as famílias devem ficar atentas para ajudar o jovem, e quando necessário buscar ajuda profissional. Suely Martins - Psicóloga. BRASIL

Anónimo disse...

Eu acho que se deve falar pois as professoras iram tomar algumas descições porque isso não pode acontecer com ninguém e se falar com os seus professores não funcionarem va ate uma delegacia com seus pais de uma queixa de o nome e fale pois guardar é muito pior"

Bye:Júhh