segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A Incerteza das relações…


Um rapaz acabou comigo pk deixou de gostar de mim. Só k agora anda m a espiar pela janela dele o k será??? Apesar de tudo isto eu ainda continuo a gostar dele (Anónimo)


Bom… Quando lemos coisas sobre adolescência, vimos sempre o mesmo discurso e conversa: “É uma fase com muitas alterações físicas, é uma fase onde o ser humano reorganiza a sua vida social e psicológica, etc. etc. etc.… e blá blá blá.


Por mais que os adultos escrevam e falem, chegando mesmo a tentar fazê-lo com a nossa linguagem, o que por acaso os torna uma beca ridículos e dignos de um episódio do Mister Bean, o que eles dizem infelizmente é a mais pura das realidades.


Quando somos adolescentes atravessamos por muitas coisas complicadas. A nossa vida muda em relação a quase tudo e a quase todos. Com os pais queremos ser mais independentes, queremos ter muitos amigos, queremos ser os melhores em muita coisa e claro… queremos namorar e ter a namorada(o) melhor e mais gira(o)!


NAMORAR É BOM… mas como quase todas as coisas boas, não deixa de ser complicado. Muito complicado…


É bombástico quando se é adolescente: são os primeiros beijos, as primeiras “curtes”, a(o) primeira(o) namorada(o), tudo coisas que muito dificilmente nos iremos esquecer…


Lidar com todas estas emoções não é fácil, muitas vezes não nos sentimos seguros com o que o outro pensa de nós e sobre estar connosco. Será que somos suficientemente boas (bons) para a nossa(o) companheira(o). Muitas vezes os nossos comportamentos não traduzem aquilo que realmente sentimos e também os comportamentos dos outros não são nada fácies de decifrar… Muitas vezes o que sentimos leva-nos a ver as coisas de maneira diferente e muitas vezes o que pensamos do que o outro pensa de nós faz-nos sentir coisas que não queríamos sentir…


Complicado?! Pode ser mas não tem que ser… A incerteza dos namoros e amizades é certa, mas é com essa incerteza que podemos aprender a conhecermo-nos e aos outros.


Por isso… NAMORAR É BOM!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

como e que eu faco para uma rapariga gostar de mim

Inconsciente disse...

Amar é um exercício pessoal e relacional. Falar em amor então é falar sobre relação. Ou seja, não existe amor sem o outro. O outro é condição para o acto de amar. É descobrir a beleza do outro com suas falhas, inseguranças, porém qualidades e valores são uma das principais finalidades do namoro. É nele que descobrimos a possibilidade ou não de vivenciar o amor no nível a dois.

Algumas características da sociedade em que vivemos dificultam a profundidade das verdadeiras relações. Os valores vividos hoje resumem-se em consumismo, superficialidade, hedonismo (prazer pelo prazer), sendo níveis de valores contrários a uma relação autêntica.

Mas para amar é necessário coragem para sorrir e chorar; ter dificuldades e acertos; tristezas e alegrias; somos seres humanos e a felicidade é vivida de momentos. Não somos "perfeitos" mas, temos as condições de perfeição. É um processo constante e contínuo.

Quando amamos alguém experienciamos a liberdade. Não se pode amar aprisionando o outro. Quanto mais amamos mais permitimos ao outro viver sua condição de ser livre. É ai que reside o "erro" de algumas pessoas em afirmar que: "quem ama tem ciúmes". Ciúme é sinal de insegurança e ausência de amor próprio (auto-estima). Gosto mais de usar a palavra zelo. Quem ama zela, ou seja, cuida. O ser amado é desejoso de cuidado.

Anónimo disse...

vai em frente luta por ele mas uma coisa nao tenhas medo se o amas mesmo tens que lutar or ele com as tuas garras e mais uma coisa tens de lutar mas nao sofrer e nao podes prejudicar ninguem...

Anónimo disse...

oi eu me apixonei por um rapaz que acho que nao gosta de mi.mas as vezes ele faz umas coisas como se fosse para me chamar atenção. ja lutei muito por ele e nao consegui nada. a maioria das pessoas que eu conto aminha historia acham que ele gosta tanto de mi como eu dele, mas so que ele é muito orgulhoso. ja nao sei o que fazer. nao sei se continuo a lutar por ele ou se desisto dele, e vou á procura de outro amor.mas é que eu ja tenho ate medo de gostar ou de envolver com outra pessoa e ser desprezada mais uma vez. ME AJUDEM!